A
propaganda é um mecanismo para se comunicar com o público, bem como de, difundir
o crescimento comercial e
financeiro. Tal método faz com que o
consumidor tenha a melhor impressão acerca do produto oferecido. Na década de
30, a Oceania teve que lutar
para continuar fazendo uso da publicidade em meio à Grande Depressão.
Na década de 30, a Austrália se viu diante à
crise de 29, sendo um dos países mais atingidos, que em razão disto, teve sua economia
em baixa, gerando um crescente desemprego. Entretanto, a Austrália perseverou
em promover campanhas de marketing com a finalidade de aumentar o número de
turista nas regiões e ter a sua nação reconhecida mundialmente, e consequentemente
injetar dinheiro na economia.
Nos
mesmos anos, o rádio se tornou muito comum, principalmente na Nova Zelândia, que
através de iniciativas do governo teve como meta mencionar o patrocinador
antes e após o programa, surgindo então, uma espécie de radiodifusão. O “NBS”,
estação que não fazia menção ao patrocínio, e o “BCN” definia-se por um serviço
comercial.
A
Oceania utilizava outdoors, revistas, jornais e outros artifícios com intuito
de chamar a atenção para as empresas aéreas do território, especialmente a
“Qantas” – empresa Australiana que, a partir da década começou a utilizar os
hidroaviões, tendo um impacto positivo com a ajuda dos anúncios. Porém, nos
dias atuais, o reclame nesse
continente tem como base o mercado
de esportes aquáticos, como: a Speedo, Rip Curl e Billabong, além de indústrias de
lacticínios, realizando estas ações de forma mais técnica, usando a internet para expandir o seu negócio.
Diante disso, depreende-se que a divulgação
surtiu efeito e possibilitou uma enorme propagação da cultura e dos ideais oceânicos,
mas especialmente australianos, resultando em uma debandada universitária à
procura de intercâmbios. Ademais, a capital Camberra se tornou uma metrópole
multicultural, com um índice baixíssimo de criminalidade, sendo assim, um
modelo mundial.
Imagens: Propaganda de 1938 da celebração do aniversário da Austrália, com finalidade de chamar turistas e divulgar os esportes.
Bibliografia:
Thays Milhomem Aguiar Veiga - N°: 33
Thays, seu texto está bom. Sugiro:
ResponderExcluir1º parágrafo - Escreva: (...) BEM COMO PARA DIFUNDIR (...).
2º parágrafo - Escreva: DIANTE DA CRISE DE 29.// Coloque CONSEQUENTEMENTE entre vírgulas.
Beijos, Eliana.