domingo, 24 de maio de 2015

Propaganda na Oceania

A propaganda é um mecanismo para se comunicar com o público, bem como de, difundir o crescimento comercial e financeiro.  Tal método faz com que o consumidor tenha a melhor impressão acerca do produto oferecido. Na década de 30, a Oceania teve que lutar para continuar fazendo uso da publicidade em meio à Grande Depressão.
Na década de 30, a Austrália se viu diante à crise de 29, sendo um dos países mais atingidos, que em razão disto, teve sua economia em baixa, gerando um crescente desemprego. Entretanto, a Austrália perseverou em promover campanhas de marketing com a finalidade de aumentar o número de turista nas regiões e ter a sua nação reconhecida mundialmente, e consequentemente injetar dinheiro na economia.  
Nos mesmos anos, o rádio se tornou muito comum, principalmente na Nova Zelândia, que através de iniciativas do governo teve como meta mencionar o patrocinador antes e após o programa, surgindo então, uma espécie de radiodifusão. O “NBS”, estação que não fazia menção ao patrocínio, e o “BCN” definia-se por um serviço comercial.
A Oceania utilizava outdoors, revistas, jornais e outros artifícios com intuito de chamar a atenção para as empresas aéreas do território, especialmente a “Qantas” – empresa Australiana que, a partir da década começou a utilizar os hidroaviões, tendo um impacto positivo com a ajuda dos anúncios. Porém, nos dias atuais, o reclame nesse continente tem como base o mercado de esportes aquáticos, como: a Speedo, Rip Curl e Billabong, além de indústrias de lacticínios, realizando estas ações de forma mais técnica, usando a internet para expandir o seu negócio.
Diante disso, depreende-se que a divulgação surtiu efeito e possibilitou uma enorme propagação da cultura e dos ideais oceânicos, mas especialmente australianos, resultando em uma debandada universitária à procura de intercâmbios. Ademais, a capital Camberra se tornou uma metrópole multicultural, com um índice baixíssimo de criminalidade, sendo assim, um modelo mundial.

 

Imagens: Propaganda de 1938 da celebração do aniversário da Austrália, com finalidade de chamar turistas e divulgar os esportes.

         

Bibliografia:
      

                                         


Thays Milhomem Aguiar Veiga - N°: 33

Um comentário:

  1. Thays, seu texto está bom. Sugiro:
    1º parágrafo - Escreva: (...) BEM COMO PARA DIFUNDIR (...).
    2º parágrafo - Escreva: DIANTE DA CRISE DE 29.// Coloque CONSEQUENTEMENTE entre vírgulas.
    Beijos, Eliana.

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