segunda-feira, 25 de maio de 2015

Propaganda na Ásia- Década de 30

         A década de 30 é caracterizada por ser um período de tensão, crises econômicas na maior parte do mundo, governos totalitários e um nacionalismo extremista. As propagandas desse período são um reflexo do contexto da época. Normalmente, eram utilizadas para chamar a atenção das pessoas e levá-las a ter atitudes consumistas ou nacionalistas.

       Na Ásia, especificamente Japão, o principal foco era a exposição de propagandas criadoras de um mercado consumidor interno grande e forte utilizando-se do modernismo como forma de arte e do nacionalismo para manipular e moldar a sociedade. Nesse período, a fotografia e o design estavam em alta e as empresas japonesas utilizavam ao máximo esses recursos. A empresa de sabão Kao, por exemplo, montou uma enorme campanha publicitária que tinha como logotipo a frase : "NOVO E MELHORADO KAO", que mudou a imagem da empresa e ampliou seu comércio no país. A empresa tirou fotos de funcionários e do produto para criar as propagandas necessárias.

Pôster da empresa Kao
     
      Na China, a maior parte das propagandas eram em forma de pôsteres, os quais normalmente apresentavam produtos de beleza como, por exemplo, a empresa Creme of Lait "Li De", que vendia cosméticos e produtos para a pele. Era apresentado frequentemente desenhos detalhistas de mulheres com roupas características da época.

Pôster da empresa de cosméticos Creme of Lait "Li De".
         Na União Soviética - país que possui a maior parte de seu território na Ásia - a maior preocupação do governo era o fortalecimento do socialismo e um recurso muito utilizado foram as propagandas. Em formas de pôsteres, essas publicidades retratavam uma população nacionalista pronta para a guerra e que era contra qualquer outro tipo de governo. Dessa época, encontramos pôsteres que favorecem o governo socialista e o líder Stalin e que incentivavam a exterminação dos opositores do governo chamados de "fascistas".

Pôster que exalta Stalin e o socialismo
Propaganda contra o fascismo.




















Bibliografia 

http://www.zitantique.com/poster.html

http://fds.duke.edu/db/attachment/1779

http://kid-bentinho.blogspot.com.br/2013/07/15-cartazes-revolucionarios-da-uniao.html


Aluna: Débora Facundes Muniz: 05 

Um comentário:

  1. Débora, apesar de muitíssimo parecido com os textos do material pesquisado, seu texto trouxe informações importantes. Sugiro:
    3º parágrafo - Escreva: (...) ERAM APRESENTADOS, FREQUENTEMENTE, DESENHOS (...)
    Beijos, Eliana.

    ResponderExcluir