segunda-feira, 25 de maio de 2015

A Pintura na América na década de 30

Pintura é a arte de pintar qualquer superfície utilizando pigmento  de textura pastosa. Dessa forma, se consegue passar contrastes, movimento e inclusive emoções ao observador. Na América a pintura era voltada ao modernismo e a movimentos de semelhante influência.
Durante esse período houveram grandes artistas, cada um com sua característica específica, como Portinari, que neste período era muralista brasileiro, pintava com uma técnica próxima a dos muralistas mexicanos, mas também  era próximo aos europeus, a temática de seus murais era essencialmente brasileira. Além deste havia Di cavalcantti que assim como Portinari era brasileiro e pintava na mesma fase que Portinari porém, preferia retratar muito mais a cor se aproximando assim do expressionismo, além destes tivemos muitos modernistas na América do Sul e principalmente no Brasil, mas não fugiam muito a essas duas características.
John Stuart Curry-"The Settlement of Kansas"(1937) 
Enquanto na América do Sul se pintava desta forma, nos Estados Unidos era desenvolvido o movimento regionalista, com os muralistas americanos, a arte era focada no dia a dia dos norte americanos, costumava-se utilizar cores e formas bem definidas, além de um trabalho em traços visíveis, que contavam a historia de um estado ou local específico, que normalmente tinha relação com o autor da obra ou com o local que era pintada.
No méxico tivemos muitos muralistas como Diego Rivera e muitos outros, que pintavam baseado no movimento político e na sociedade que viviam, Diego por exemplo era famoso pelas críticas sociais que fazia a desigualdade instaurada no México e por suas profundas criticas ao governo vigente, em 1930 ele foi chamado para pintar nos Estados Unidos sendo ali conhecido como um dos pintores mexicanos mais famosos daquele pe, ele influenciou muitos outros artistas como Frida Kahlo.
Desta forma se pode concluir que a arte na América durante a década de 30 era totalmente baseada no dia a dia de cada pais, retomando um pouco do nacionalismo romântico e ainda podemos adicionar a isto a influência de movimentos econômicos e políticos, era uma pintura deveras social, voltada em sua maioria para a desigualdade provocada pelo governo.
Candido Portinari-  "Café"(1935)
Diego Rivera- "Man, Controller of the Universe"(1934)
Thiago Soares Silva - n°34


Bibliografia:


Um comentário:

  1. Thiago, seu texto trouxe informações consideráveis. Sugiro:
    2º parágrafo - Coloque uma vírgula após DURANTE ESSE PERÍODO.// Escreva: (...) HOUVE GRANDES (...) e (...) COMO PORTINARI QUE, A ESTA ÉPOCA, ERA MURALISTA (...).// Substitua a vírgula colocada após EUROPEUS por um ponto e vírgula.// Coloque uma vírgula após ALÉM DESTE.// Escreva: (...) QUE ERA BRASILEIRO COMO PORTINARI E DA MESMA ÉPOCA, MAS ESTAVA MAIS PRÓXIMO DO EXPRESSIONISMO POR SUA PREDILEÇÃO POR CORES. ALÉM DELES, HOUVE MUITOS OUTROS NA AMÉRICA DO SUL QUE APRESENTARAM CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES.
    3º parágrafo - Substitua a vírgula colocada após AMERICANOS por um ponto final.// Escreva: (...) HISTÓRIA DE UM ESTADO OU LOCAL ESPECÍFICOS E, NORMALMENTE, TINHA RELAÇÃO COM (...).
    4º parágrafo - Coloque uma vírgula após NO MÉXICO.// Escreva: (...) BASEADOS NO MOVIMENTO (...) e (...) EM QUE VIVIAM.// Substitua a vírgula colocada após VIVIAM por um ponto final.// Coloque POR EXEMPLO entre vírgulas.// Escreva: (...) À DESIGUALDADE (...) e (...) CRÍTICAS.// Substitua a vírgula colocada após VIGENTE por um ponto final.// Coloque uma vírgula após EM 1931. Escreva: (...) MAIS FAMOSOS DAQUELE ESTILO.
    5º parágrafo - Coloque uma vírgula após DESTA FORMA.// Retire SE PODE CONCLUIR QUE.// Escreva: (...) FOI TOTALMENTE (...) e PAÍS.// Coloque um ponto final após ROMÂNTICO.// Retire o E.// Coloque EM SUA MAIORIA entre vírgulas.
    Beijos, Eliana.

    ResponderExcluir