segunda-feira, 25 de maio de 2015

Música no Continente Oceânico

     A música é uma forma de arte que se constitui com a relação entre a combinação de diversos sons e ritmos, seguindo uma pré-organização ao longo do tempo para manter o padrão dos timbres e das notas que ocorre na melodia. É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana e se desconhece uma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função.
Espécies variadas de cangurus ao pôr-do-sol na Austrália.
   Por volta da década de 30, a Oceânia passava por um processo de colonização mais precisamente nos países da Austrália e Nova Zelândia, que ao decorrer deste houve uma espécie de mistura ou melhor dizendo uma miscigenação, de culturas entre os ingleses colonizadores e os nativos aborígenes. A colonização foi a força que resultou uma grande parcela da população nativa sendo dizimada com o choque ocorrido pela cultura e hábitos que foram surgindo. Hábitos como o costume de ouvir música não era muito acatado por eles, sendo algo que na época não era um “costume”, mas a mudança começara através de canções cantadas pelos presidiários mandados para Austrália.
   A música Australiana possui uma extensa história que remonta às sociedades indígenas e coloniais. A música indígena australiana faz parte de uma herança única da história em que só podemos nos recordar se lembrarmos de nossas próprias raízes, ou seja embora o Brasil  seja um país de colonização portuguesa, outros grupos étnicos deixaram influências profundas na cultura nacional, destacando-se os povos indígenas, os africanos, os italianos e alemães.
    A nativa, final dos aborígenes foi o resultado exógena de imigrantes. Os aborígenes Australianos mantiveram muitas canções ancestrais e que com o decorrer do tempo foram desenvolvendo instrumentos muito específicos que trouxe uma tradição de baladas FOLK que foram adaptadas às condições australianas, como Waltzing Matilda. A Austrália produziu uma grande variedade de música popular, incluindo os “Bee Gees”, “AC/DC”, e “INXS”, tendo também uma música clássica com a designação divina de  Stupenda Joan Sutherland.
Banda Australiana "Bee Gees".
   A música neozelandesa é uma forma de expressão cultural. Como os primeiros moradores do arquipélago da Nova Zelândia foram indígenas polinésios, a música é bastante influenciada pelos Maioris e os imigrantes da região do Pacífico, e recebeu bastante contribuições da Europa e América. Enquanto o país foi crescendo e estabelecendo sua própria cultura, os artistas locais misturaram esses estilos com influências locais para criar musicas em grande estilo, exclusivamente da Nova Zelândia. Os estilos mais populares do final do século XX foram o rock e o hip hop, ambos com influências. Por volta do século XXI, reggae, dub e eletro foram bastante populares .A música e a dança maori são cada vez mais populares, especialmente entre os jovens e o público em geral já está familiarizado com a arte desse povo e exposta em várias galerias e museus.
   Dessa forma podemos reconhecer e analisar o quão a música de hoje serviu como resultado da mistura entre colonizadores e nativos, bem como do processo de globalização, que já ocorria na década de 30.

Bibliografia

  ·         http://en.wikipedia.org/wiki/Music_of_Australia
  ·         http://en.wikipedia.org/wiki/Music_of_New_Zealand
  ·         http://australianofestival.blogspot.com.br/
  ·         http://www.portaloceania.com/nz-life-maoris-port.htm

Aluna: Laura Marques Garcia / Número : 16




Um comentário:

  1. Laura, seu texto ficou bom. Sugiro:
    1º parágrafo - Escreva: (...) PELA RELAÇÃO ENTRE (...) e (...) QUE OCORREM NA MELODIA (...)
    2º parágrafo - Retire QUE AO DECORRER DESTE HOUVE UMA// Escreva: (...) QUE APRESENTARAM UMA ESPÉCIE DE MISTURA (...) e (...) RESULTOU NA SUBSTITUIÇÃO DOS HÁBITOS E DA CULTURA QUE FORAM SURGINDO. e (...) PARA A AUSTRÁLIA.
    3º parágrafo - Retire a vírgula colocada após NATIVA.// Escreva: RESULTADO EXÓGENO. e (...) MANTIVERAM MUITAS CANÇÕES ANCESTRAIS E, COM O TEMPO, FORAM DESENVOLVENDO INSTRUMENTOS MUITO ESPECÍFICOS QUE TROUXERAM UMA TRADIÇÃO DE BALADAS FOLK, ADAPTADAS ÀS AUSTRALIANAS COMO A (...)
    5º parágrafo - Escreva: (...) E PELOS IMIGRANTES DA REGIÃO DO PACÍFICO. e (...) BASTANTES CONTRIBUIÇÕES DA (...) e (...) PARA CRIAREM MÚSICAS EM (...)// Coloque EM GERAL entre vírgulas.
    6º parágrafo - Coloque uma vírgula após DESTA FORMA.// Escreva: (...) O QUANTO A MÚSICA (...)
    Beijos, Eliana.

    ResponderExcluir