segunda-feira, 25 de maio de 2015

Escultura europeia na década de 30

 O ano de 1930 marcou o inicio de uma década, que foi considerada uma das mais complexas e pós-crises econômicas ocorrentes na Europa. As correntes artísticas dessa época se colocavam a interpretar, apoiar e acompanhar a progressão da economia, da tecnologia e da civilização industrial.
 O marco dessa época foi o modernismo, que tinha como característica o desejo de unificar a criação e expressão, visando sobre tudo, abrir mão da dependência europeia.
Escultura da década 30. Escultor: Giacometti.
 Muitos artistas devido à crise saíram da Europa, e foram para outros países em busca de uma condição de vida melhor. Podemos pegar como exemplo os artistas Ottone Zorlini e Victor Brecheret.
 Mas nesse contexto, o correu o surgimento de um novo movimento nomeado de Surrealismo. Esse movimento foi caracterizado pelo fato dele querer balançar o fundamento da sociedade, criando um movimento que não haveria nenhuma unidade estética. Os temas viam através de seus pensamentos.
 O surrealismo teve dois momentos. O primeiro foi de 1922 a 1930, e o segundo de 1930 até o final da década 30. Mas esse movimento só teve seu apogeu na década 30.
Escultor Giacometti.
 Um grande destaque desse movimento e o escultor sueco Giacometti (10 de outubro de 1901 a 11 de janeiro de 1966). Em suas obras visava as figuras humanas, ele recuperava a capacidade expressiva da imagem e do objeto, acompanhando a figura neo-figurativa. Ele tinha como característica a repetição dos gestos formais e meios de expressões, que revela a imagem humana como uma linha vertical confrontado com o horizonte de mundo. Ele expressava isso com a deformação surpreendera das proporções, e o alongamento da sua escultura. Os personagens de suas obras eram demonstradas em grupos ou isoladas, com isso, ele queria mostra o sentido de descontextualização e o individualismo.
 Nesse período ele produziu algumas obras que caracterizaram o surrealismo, como L'Heure des Traces (1930), O Palácio às Quatro da Manhã (1932) e Mãos Sustentando o Vazio (1934).
 Esse foi o grande marco da década 30, o surrealismo veio para balançar a sociedade e mostrar o contexto da sociedade naquela época, entre muitos conflitos ocorridos na sociedade.

Bibliografia:
  

Nome: Adryele Fonseca              Número: 01

Um comentário:

  1. Adryele, seu texto ficou bastante parecido com os textos dos sites pesquisados. Sugiro:
    1º parágrafo - Escreva: INÍCIO.// Retire a vírgula colocada após DÉCADA.// Escreva: OCORRIDAS NA EUROPA e (...) COLOCAVAM-SE PARA INTERPRETAR (...)
    2º parágrafo - Escreva MODERNISMO com letra maiúscula.// Coloque SOBRETUDO entre vírgulas.
    3º parágrafo - Coloque DEVIDO À CRISE entre vírgulas. Observe o espaçamento entre as linhas do parágrafo.
    4º parágrafo - Escreva todo o parágrafo como continuidade do terceiro.// Melhor seria: ESTE MOVIMENTO (...) e (...) E CRIAR UM MOVIMENTO SEM NENHUMA UNIDADE ESTÉTICA (...) e (...) OS TEMAS VINHAM (...)
    6º parágrafo - Escreva: (...) DESTE MOVIMENTO FOI O ESCULTOR (...)// Substitua a vírgula colocada após HUMANAS por ponto final.// Escreva: (...) QUE REVELAM A IMAGEM HUMANA (...) e (...) CONFRONTADA COM (...) e O AUTOR EXPRESSAVA ISSO COM A DEFORMAÇÃO SURPREENDENTE DAS (...) e (...) QUERIA MOSTRAR O SENTIDO (...).
    7º parágrafo - Escreva todo este parágrafo como continuidade do sexto parágrafo.// Escreva: NESTE PERÍODO, (...)
    8º parágrafo - Escreva: ESTE FOI (...) e (...) ENTRE OS MUITOS CONFLITOS (...)
    Beijos, Eliana.

    ResponderExcluir