segunda-feira, 25 de maio de 2015

Europa - Teatro na década de 30

O continente europeu por ser antigo e desenvolvido, é rico em cultura esteve grandes referências teatrais, devido importantes acontecimentos que tiveram seus reflexos também na década de 30, tais como a Revolução Industrial, a Crise de 1929 e a Segunda Guerra Mundial. A influência causada na sociedade, fez com que o teatro europeu fosse marcado por diversas transformações, retratando elementos realistas e fantasiosos.
Durante este período a Europa ainda possuía alguns movimentos vanguardistas como o Expressionismo e Surrealismo. O teatro expressionista surgiu na Alemanha na época da Primeira e da Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de retratar a subjetividade humana, para os autores a realidade está nos sentimentos e não no que vemos. Ideando a fuga da realidade e da convencionalidade teatral, o teatro surrealista é marcado também pelas Grandes Guerras Mundiais, propondo a eliminação de enredo, a falta de coerência, personagens que vivem fora da realidade.
Inspirados no Surrealismo e no Expressionismo surge o Teatro do Absurdo e o Teatro Épico. A autoria das peças de Eugéne Ionesco, caracterizado pelo enredo ilógico e as personagens chocantes recebeu o nome de teatro do absurdo, que busca demonstrar o desatino e a falta de soluções aos conflitos e indivíduos da época. O teatro épico surgiu no início da Segunda Guerra Mundial, sendo uma oposição ao teatro fantasioso e ao realista convencional, procurava retratar a realidade politizada no socialismo, sendo ele a melhor maneira de convivência da sociedade.
Alguns dramaturgos tiveram enorme reverência durante esta época. O francês Antonin Artud é o maior representante do surrealismo no teatro da crueldade, buscava através de suas peças teatrais livrar o espectador das regras impostas pela civilização e assim despertar o inconsciente da plateia. Bertold Brecht um dos maiores dramaturgos alemão, produzia suas peças teatrais baseadas na realidade, de forma que o espetáculo não envolvesse emocionalmente o público, para que o espectador pudesse pensar no que ver de forma crítica.
O teatro europeu da década de 30 não teve um padrão totalmente estabelecido, por ser uma época repleta de acontecimentos importantes, que proporcionou a diferença entre as concepções artísticas, tendo como domínios principais os realistas e os fantasiosos.

Bibliografia:

Por: Thaianne Gomes de Oliveira
Número: 31

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