A Ásia
abrange uma enorme variedade de culturas, etnias, línguas, religiões e
tradições, mais do que qualquer outro continente. Esta diversidade faz com que
o Oriente tenha uma das manifestações mais ricas e variadas, com
características diferentes de música por região. Podemos distinguir em três
áreas principais: Oriente Médio, tendo a sua influência na cultura Árabe; Ásia
central e Oriental, dominada pela influência chinesa; Sul da Ásia, dominada
pela Índia, cuja influência se estende para o Sudeste asiático.
A Música em diferentes regiões da Ásia:
Rússia
(URSS) – Eurásia
O ano de 1932 marcou um movimento cultural de
nacionalismo soviético. Neste mesmo período, o Ministério da Cultura fundou a
União de Compositores Soviéticos (UCS). Músicos que esperassem apoio financeiro
do partido Comunista foram obrigados a juntar-se à UCS. Todas as composições
passavam pela a aprovação do órgão antes da publicação. Assim, através da UCS,
o partido Comunista foi capaz de controlar o conteúdo e a direção da música
russa.
A
noção de Realismo Socialista foi aplicada à música clássica. Assim como todos
os outros meios artísticos foram obrigados a transmitirem essa ideia. Os
músicos abandonaram o estilo ocidental, que já tinha influenciado muito a
música oriental, em favor da tradicional melodia russa e soviética. Além disso,
a música serviu como uma poderosa propaganda do governo de Stalin. A grandeza
do Líder da União soviética tornou-se tema de inúmeras canções da época. A
ópera de Ivan Dzerzhinsky, Tikhii Don, composto em 1935 se tornou o
modelo para o Realismo socialista na música. Ao ver a ópera, o próprio Stalin
elogiou o trabalho, já que apresentou temas de patriotismo.
Os
patriarcas de música da época eram Prokofiev, Shostakovich, Aram Khachaturian e
Alexander Alexandrov, o último é o mais conhecido por compor o Hino da União
Soviética e da música The Sacred War.
Com o tempo, uma onda de compositores soviéticos mais jovens, como Georgy
Sviridov, Alfred Schnittke e Sofia Gubaidulina tomou a vanguarda devido ao
rigoroso sistema de educação Soviética.
Japão – Ásia Oriental
A
música japonesa deriva de tradições muito antigas da cultura popular e de
influências do continente asiático que se encontraram ao longo da história.
Esse fato também compreende a tradição musical de Okinawa e a tradição autônoma
do povo Ainu de Hokkaido.
As
músicas populares japonesas podem ser classificadas em quatro grupos básicos: músicas
religiosas, como as xintoístas sato kagura e as budistas bon; músicas de
trabalho como as de plantação de arroz e as de marinheiros; músicas ocasionais
para festas, casamentos e funerais; e músicas infantis, incluindo peças
tradicionais (warabe uta) transmitida pelas gerações e músicas (doyo) escritas
no século XX por notáveis poetas e compositores.
Na
primeira metade do século XX, a influência ocidental na música popular japonesa
cresceu. Entretanto, enquanto os instrumentos ocidentais foram muito utilizados,
tanto exclusivamente como em conjunto com os instrumentos tradicionais, as
melodias continuaram baseadas na escala pentatônica japonesa. Nos anos 1930 uma
quantidade crescente de música popular foi gravada, o jazz desempenhou um
importante papel no desenvolvimento do cenário da música popular em bares e
clubes. Embora tenha sido banido na II Guerra Mundial, desde então o jazz
continuou a manter um reduzido, porém dedicado grupo de fãs e instrumentistas
nativos, entre eles, Watanabe Sadao, Akiyoshi Toshiko, etc., são reconhecidos
internacionalmente.
Ichirō Fujiyama (1911-1993)
Iraque – Oriente Médio
A
música tradicional do Iraque é integrada por instrumentos como flautas,
violinos, tambores e tamborins. Etnicamente, inclui música árabe, assírios,
curdos e turcomanos, entre outros. Além da música tradicional desses povos,
também inclui estilos musicais contemporâneos, como pop, rock e soul. Iraque é
reconhecido principalmente por três instrumentos, o Oud, iraquiano Santur e
Joza. Os mais renomados Oudistas são Ahmed Mukhtar, Naseer Shamma, Rahim Alhaj,
Sahar Taha e Munir Bashir.

Salima Pasha (1900-1974)
Durante
o fim do século 20 e início dos anos 30, o Egito foi o centro para a música
popular árabe, com alguns poucos artistas de outros países que atingiram o
sucesso internacional. Os cantores eram mulçumanos, judeus e cristãos. No
Congresso de Música árabe do Cairo em 1932, instrumentistas iraquianos, como o
vocalista Muhammed al-Qubanchi, também participaram. A cantora mais conhecida da década de 1930
foi, talvez, Salima Pasha. No mesmo ano os irmãos de Kuwait – Salih, um
violinista, e Dawud, um instrumentista que toca Oud (instrumento em forma de
meia pera ou gota, similar ao alaúde, instrumento do qual se distingue,
sobretudo pela ausência de trastes), ganharam destaque. Salih e Dawud
compuseram diversas músicas para Salima Pasha. Mais tarde. Salih tornou-se o
músico mais proeminente do Iraque.
![]() |
Salima Pasha (1900-1974) |
Nome: Yan Mateus Ribeiro N°: 37
Bibliografia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Ry%C5%ABk%C5%8Dka
http://en.wikipedia.org/wiki/Ichir%C5%8D_Fujiyama
http://www.yorku.ca/caml/en/review/31-2/conference.htm
http://www.br.emb-japan.go.jp/cultura/musica.html
Yan (saudade!!), apesar de seu texto estar bem parecido com os textos do material pesquisado, trouxe informações interessantes. Sugiro:
ResponderExcluir1º parágrafo - Escreva: (...) SERIAM OBRIGADOS A JUNTAREM-SE (...)
2º parágrafo - Escreva: (...) A TRANSMITIR ESSA IDEIA (...)// Coloque COMPOSTA EM 1935 entre vírgulas.// Escreva: TORNOU-SE.
Japão
3º parágrafo - Coloque uma vírgula após NOS ANOS DE 1930.// Retire a vírgula colocada antes de ETC.
Iraque
2º parágrafo - Coloque uma vírgula após NO MESMO ANO.// Observe os espaçamentos entre as linhas do parágrafo.
Beijos, Eliana.