segunda-feira, 25 de maio de 2015

Pintura Europeia

A pintura é a técnica que consiste em aplicar pigmentos a uma determinada superfície, seja papel, tela ou parede. É uma forma de expressão artística utilizada desde a pré-história em rochas e caverna, que foi se modificado aos poucos.
No século XX ocorreram várias mudanças históricas, como consequências do Pós Guerra. Esse período possibilitou o surgimento de novos movimentos artísticos na Europa, como o Expressionismo, Fauvismo, Cubismo, Futurismo, Abstracionismo, Dadaísmo, Surrealismo, Op-art, Pop-art.
O marco inicial do Modernismo foi em 1915. A arte foi muito prejudicada a partir de 1935 com as limitações impostas pela censura que organizava as amostras e decidiam os temas e a estética. Nesse movimento destacou-se a pintora Maria Helena Vieira da Silva.
O Surrealismo surgiu na década de 20 e permaneceu até 1939.  Caracterizado pela expressão do pensamento espontâneo e automático, tinha como objetivo ultrapassar a tradição lógica do Renascimento. Os principais pintores surrealistas foram Salvador Dalí, Max Ernst e René Magritte.



Salvador Dalí - "Girafa em chamas", 1937.

Max Ernst - "L'Ange du Foyer ou Le Triomphe du surréalisme", 1937.



Maria Helena Vieira da Silva - "As bandeiras vermelhas", 1939.

Bibliografia:

Um comentário:

  1. Marcella, seu texto está sem conclusão. Sugiro:
    Estruture uma conclusão.
    1º parágrafo - Escreva: (...) QUE FOI SE MODIFICANDO (...)
    2º parágrafo - Coloque uma vírgula após a expressão NO SÉCULO xx.
    3º parágrafo - Escreva: (...) ORGANIZAVAM AS (...)
    Beijos, Eliana.

    ResponderExcluir