terça-feira, 26 de maio de 2015

Cinema na Europa

A década de trinta foi um período bem conturbado em todo o mundo. Ela começa meses após a quebra da bolsa de valores de Nova York, que influenciou todo o mercado econômico e político mundial, e ocorreu devido a uma superprodução. No cinema, o fim da década de vinte e o início da década de trinta foi uma época de evolução, pois foi durante esse tempo que os filmes passaram a ter sons.
Com a Primeira Guerra Mundial, os EUA passaram a produzir muito, exportavam seus produtos para vários países. Quando a guerra termina a Europa foca seus objetivos em recuperar sua economia, quando isso ocorre, deixa de comprar alguns produtos estadunidenses. Desta forma, gerou um excesso de produtos americanos com pouca demanda, fazendo com que os preços das mercadorias e ações caíssem e gerando desempregos e falências. Assim, os EUA diminuem sua importação espalhando a Crise para diversos países. Em resposta à crise econômica e política, surgiram os regimes autoritários em vários países da Europa e América do Sul.
No final dos anos 20 e início dos anos 30, o cinema deixa de ser mudo e passa a ser sonoro. Nos anos 30, foram erguidos estúdios cinematográficos na Europa, como por exemplo, Cinecittà (em Roma), Pinewood (em Londres), etc., isso já significou um grande avanço para o cinema europeu.
 Nos primeiros anos da década de 30,o cinema era um dos poucos capazes de competir com o cinema estadunidense,nele tinha vários diretores e cinegrafistas famosos, produzia vários filmes como “O Vampiro de Dusseldorf”, “O anjo azul”, etc. Com a ascensão nazista ao poder, a indústria cinematográfica germânica fica estagnada, muitos profissionais, de origem judia, são obrigados a sair do país e rumar para a América e para o restante da Europa. Porém, permanecem ainda alguns profissionais adeptos ao novo regime. O nazismo usou o cinema como forma de disseminar sua propaganda, fez filmes estimulando o preconceito étnico, a xenofobia, o patriotismo, condenando os judeus por serem ricos explorando o povo, criticavam os inimigos e tentavam impor um padrão de comportamento ideal alemão.
Com a indústria cinematográfica alemã em crise, foi o cinema francês quem se tornou o mais importante, lá se encontrava os principais cineastas europeus. Na Itália, o cinema também serve como propaganda de Mussolini, o que impede que o cinema evolua tanto quanto nos países vizinhos. Na União Soviética, os cineastas conseguem desenvolver melhor o seu trabalho, apesar de ter que seguir as ideologias socialistas e às vezes exaltar a figura do líder. Na Grã- Bretanha, o cinema mantém elo com Hollywood, revezam entre si profissionais, diretores e atores.
A década de 30 marcou o cinema mundial com o desenvolvimento de novas tecnologias, como os sons, e por uma nova função: a de disseminar a ideologia política de vários movimentos vigentes na época. Desta época até os dias atuais, a evolução é notória, os filmes passam a ser coloridos, com tecnologia 3D, efeitos especiais, dentre outras coisas, evidenciando o quanto o cinema evoluiu.
Bibliografia:


Douglas de Castro Vieira N: 06

Um comentário:

  1. Douglas, seu texto está relativamente bom. Sugiro:
    1º parágrafo - Coloque POIS entre vírgulas.
    2º parágrafo - Coloque uma vírgula após TERMINA.// Escreva: (...) E FEZ COM QUE OS PREÇOS DOS MERCADOS CAÍSSEM E TROUXESSE DESEMPREGOS COMO CONSEQUÊNCIA.
    4º parágrafo - Substitua a vírgula colocada após ESTADUDINENSE por um ponto final.// Escreva: (...) E FORAM PRODUZIDOS VÁRIOS 9...)//Retire a vírgula colocada antes de ETC.// Retire a vírgula colocada após JUDIA.//Escreva: (...) SAÍREM DO PAÍS E RUMAREM (...) e (...) E A EXPLORAREM O POVO.// Substitua a vírgula colocada após POVO por um ponto final.
    5º parágrafo - Escreva: (...) SE ENCONTRAVAM (...) e (...) DE TEREM DE SEGUIR (...)
    Beijos, Eliana.

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