segunda-feira, 25 de maio de 2015

Arquitetura nas Américas nos anos 30

 A sociedade muitas vezes foi movida pelo caos, o que dava força para que viesse uma nova revolução. Assim foi por muito tempo ao longo das eras da humanidade. Mas uma revolução estava borbulhando nas décadas de 30 a 40 uma vez que foi ''liberado '' misturar, o modernismo entrou como protagonista em muitos países e se proliferou ao longo dos anos.
 Logo após uma guerra, uma crise financeira da qual o mundo não sabia como responder o que se fez foi novamente remodelar a forma que se via o mundo com inovações e desta vez a arquitetura foi um alvo constante, sofrendo dos mais variados experimentos. O aparecimento da nova potencia mundial os Estados Unidos deu mais movimento a arte, ao tempo que era a hora deles criarem a própria identidade. Os países dentro das Américas foram juntos neste processo pelo fato de que muitos desses países buscavam a sua própria identidade, e os que já possuíam uma tiveram a chance de mostrar para o mundo o seu poder. Por este motivo o modernismo teve como palco as Américas uma vez que sem muitas condições monetárias e por motivos próprios a Europa estava desequilibrada. 

A maioria dos artistas traziam novos conceitos dentro da construção civil e até mesmo mobiliária, preocupações com designer, urbanismo, melhor aproveitamento de espaço, maior conforto, movimentos inovadores como o Art Déco (arte de decorar). Algo que fez total diferença foi o descobrimento de novos materiais, e experiências para usar de outras formas o que já era conhecido. Importantes nomes dentro desta época como, Le Corbusier ( Charles-Edouard) que trouxe o conceito de Unité d'Habitation ( unidade de habitação) eram prédios relativamente altos e largos horizontalmente, Niemeyer que junto com Le Corbusier projetaram o prédio das nações Unidas em New York, Alvar Aalto exímio designer trouxe ideias simples desde novos formatos de bancos e copos a formas mais ousadas para grandes monumentos; e Frank Lloyd que além de trazer novas visões como a arquitetura orgânica ( muito bem representada na casa de cascatas), foi um dos pioneiros dentro do conceito “ arranha-céu” projetou mais de 500 edifícios em New York. 


   Por mais difíceis que tenham sido essas décadas para a humanidade, foi essencial ao ramo artístico diante de todas as experiências que foram feitas. Retomando o pensamento de que o homem quase sempre necessitou de grandes impactos para criar algo extraordinário.





                                                                        Ao centro observa-se o edifício Chrysler Builnding considerado o maior do mundo no ano de 1935.








A casa de cascatas situada na Pensilvânia.











Na foto observa-se à esquerda o edifício da Central do Brasil. Ao seu lado o imponente prédio do antigo Ministério das Guerra, atual sede do Comando Militar do Leste. Rio de Janeiro 1945






Aluno: Hugo Fernandes 
Número:09 

Bibliografias:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Alvar_Aalto
https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura
https://pt.wikipedia.org/wiki/Oscar_Niemeyer
https://pt.wikipedia.org/wiki/Frank_Lloyd_Wright
http://ultimosegundo.ig.com.br/revolucao1930/arquitetura-brasileira-nos-anos-30/n1237773255419.html
http://www.scielo.br/pdf/anaismp/v16n2/a03v16n2 

                                                                               

Um comentário:

  1. Hugo, seu texto está com a fonte e a cor da fonte diferente em cada parágrafo. Torne-o linear. Sugiro ainda:
    1º parágrafo - Coloque MUITAS VEZES entre vírgulas.// Escreva: FOI ASSIM, POR MUITO TEMPO AO LONGO DAS ERAS DA HUMANIDADE. EXATAMENTE POR ESTA REVOLUÇÃO QUE, NAS DÉCADAS DE 30 E 40 EM MUITOS PAÍSES, O MODERNISMO ENTROU COMO PROTAGONISTA DA LIBERDADE DE MISTURAR TUDO E SE PROLIFEROU PELO O MUNDO POR TODOS ESTES ANOS.
    2º parágrafo - Escreva: POTÊNCIA e A IDEIA DE ESTE PAÍS CRIAR IDENTIDADE PRÓPRIA FOI O QUE IMPULSIONOU AS ARTES DE UM MODO GERAL E, EM ESPECIAL, A ARQUITETURA. OUTROS PAÍSES DENTRO DAS AMÉRICAS TAMBÉM ACOMPANHARAM ESTE PROCESSO, POR ESTE MOTIVO, O MODERNISMO (...)
    3º parágrafo - Escreva: IMOBILIÁRIA.// Substitua a vírgula colocada após IMOBILIÁRIA por um ponto final.// Substitua a vírgula colocada após HORIZONTALMENTE por um ponto e vírgula.// Escreva: (...) QUE, JUNTO COM LE CORBUSIER, PROJETOU O PRÉDIO (...)// Substitua a vírgula colocada após NOVA YORK por um ponto evírgula.// Coloque EXÍMIO DESIGNER entre vírgulas.// Escreva: (...) QUE, ALÉM DE TRAZER NOVAS VISÕES, COMO A ARQUITETURA ORGÂNICA, (...)// Coloque um ponto e vírgula após ARRANHA-CÉU.
    Beijos, Eliana.

    ResponderExcluir