terça-feira, 26 de maio de 2015

A arquitetura na Europa

A arquitetura é estudada e considerada parte da história da arte, tendo assim, muitas coisas em comum entre elas, principalmente suas tendências estéticas. Podem-se encontrar características da arquitetura moderna em diversas origens, como, por exemplo, Bauhaus, na Alemanha e em Le Corbusier, na França.
            Como resultados da Revolução Industrial, o arquiteto francês Le Corbusier, que foi uma figura central, fortaleceu os princípios e valores do modernismo. Ele e Frank Lloyd Wright, com a ideia de modernismo mostraram toda a graça ao mundo através das obras feitas com a marcação de retas e minimalistas. Havia também janelas de vidros permitindo uma visão de como era o interior da construção.
            Mesmo o modernismo ter marcado bastante a década de 30, não foi o único movimento. O classicismo acrescentava ao modernismo, sobretudo, em monumentos. Obras na Itália, França e Inglaterra construídas na época comprovam isso.
            Em Bielorrússia, havia dois movimentos arquitetônicos, uma para a parte ocidental e outro para a parte oriental. O funcionalismo, que era da parte ocidental, tinha como tendência o luxo. As construções eram feitas em escadas centrais e com organização dos quartos um ao lado do outro. Tinha como característica principal o teto liso. Como a tecnologia era escassa na época, o custo das construções era muito alto, por isso, trazia a ideia de luxo. J. T. Jaroeszewski era um estudioso que criou o termo “tendência de luxo” e relatava como "construções de alto padrão, com tecnologia de primeira, que faz qualquer um que more em uma casa daquela, viva no luxo e glamour"
            Como o mundo tinha acabado de sair de uma Grande Depressão, essa tendência foi se espalhando e ficando cada vez mais popular. Isso deixava as pessoas exuberantes. Além disso, historiadores destacam a progressão tecnológica que se teve por conta do funcionalismo.
            O Construtivismo simplificado era da parte oriental da Bielorrússia. Era simplificada porque o estado que pagava todas as obras e todas tinham um padrão para ser seguido. Essa parte era fiscalizada pelos soviéticos e como fazia pouco tempo que saíram de uma guerra era tudo muito regrado e tinham poucos recursos, como o metal e o concreto.
            Com a ruída da economia e a guerra civil, toda a geração era inexperiente, para fazer as tarefas, como por exemplo, os padeiros, arquitetos e marceneiros. Por isso, a construção na parte oriental era tão padronizada, com paredes de tijolos e chão de madeira, as janelas que eram de vidro foram substituídas por plásticos.


(Unidades de Habitação em Berlim-Alemanha - Le Corbusier)
(Residência Villa Savoye - França - Le Corbusier)

Bibliografias:

http://arquitetofala.blogspot.com.br/2011/12/arquitetura-moderna.html
http://ultimosegundo.ig.com.br/revolucao1930/um+passeio+pela+arquitetura+de+1930/n1237773312811.html
http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/carreira/arquitetura-historia-da-arte/
http://www.gdynia.pl/g2/2012_11/61014_fileot.pdf


Amanda Silva Santana
Número: 02

Um comentário:

  1. Amanda, seu texto está relativamente bom. Sugiro:
    3º parágrafo - Escreva: MESMO TENDO O MODERNISMO MARCADO A DÉCADA DE 30, ELE NÃO FOI O ÚNICO.
    4º parágrafo - Escreva: (...) UM PARA A PARTE OCIDENTAL (...)// Coloque uma vírgula após QUARTOS.// Substitua o ponto final colocado após OUTROS por ponto e vírgula..
    6º parágrafo - Melhor seria: (...), E COMO FAZIA POUCO TEMPO QUE SAÍRAM DA GUERRA(...)
    7º parágrafo - Retire a vírgula colocada após INEXPERIENTE e TAREFAS.// Coloque POE EXEMPLO entre vírgulas.
    Beijos, Eliana.

    ResponderExcluir